Tecnologia empregada em aparelhos auditivos juntamente com Iphone auxilia pessoas que perderam parte de sua audição

Fonte : www.msn.com

Algo inusitado aconteceu com um senhor,ex-pastor, que tinha 65 anos, ao entrar em uma boate em Nova York. Acontece, que há décadas ele vinha perdendo sua audição,mas no momento em que estava naquela boate percebeu que ela era muito barulhenta. Um milagre proporcionado através do avanço das tecnologias : ele estava ouvindo ! 

Neste momento,Loiuzeaux estava testando o novo aparelho auditivo GN ReSound Linx, que pode ser ajustado com o auxílio de um software (programa) embutido no Iphone, da marca Apple.

Assim que entrou na boate , Loizeaux pegou o telefone para colocar seu aparelho auditivo no ‘modo de restaurante’. O ambiente amplificava o som vindo dos microfones voltados para frente do aparelho, reduzindo o barulho de fundo. Para reduzir o volume da música, ele abaixou os graves do aparelho e aumentou os agudos. Então, quando começou a conversar com a pessoa à sua esquerda, Loizeaux usou o telefone para favorecer o microfone no ouvido esquerdo, diminuindo o do direito.

Os resultados foram surpreendentes, e Loizeaux afirmou que conseguiu manter uma conversa de maneira confortável dentro de uma boate barulhenta, o que é muito difícil mesmo para quem tem a audição perfeita. Em entrevista ao jornalista do The New York Times (por telefone) foi que Loizeaux contou tais fatos. Porém, antes do surgimento de tal tecnologia, era muito difícil fazer e atender ligações, devido à interferência que muitos aparelhos antigos causavam. 

Através do telefone,Iphone, é possível controlar o ambiente , os graves, os agudos. Assim que a pessoa que estiver utilizando o aparelho, o telefone ,por assim dizer, detecta o ambiente e ajusta o aparelho auditivo automaticamente às condições necessárias, para que o usuário possa ter melhor aproveitamento de seus “novos pares de ouvidos”.

Aparelhos de audição ligados ao iPhone são apenas o começo. Hoje em dia, a maioria das pessoas que usa aparelhos para surdez, óculos, próteses e outros equipamentos de acessibilidade o fazem para corrigir uma deficiência. Porém, os novos aparelhos auditivos apontam para o futuro biônico dos aparelhos para deficiências.

Enquanto se fundem aos programas (softwares) embutidos em computadores móveis, os aparelhos que antes eram usados simplesmente para consertar nossa enfermidade passarão a fazer muito mais. Com o tempo, os equipamentos de acessibilidade podem até nos deixar ultrapassar as capacidades naturais humanas.

Um dia, todos nós, não apenas quem precisa corrigir uma deficiência física, pode pegar um ou outro acessório biônico.

Fonte : www.msn.com

Aqueles que antes não utilizavam os aparelhos de surdez por vergonha ,já que muitos eram bem visíveis, agora podem se beneficiar de tal tecnologia, que além de aumentar a capacidade auditiva é quase imperceptível às outras pessoas, devido à seu tamanho e design. 

‘Existe uma forma pela qual essa tecnologia dará às pessoas com perda auditiva a capacidade de superar quem ouve normalmente’, disse Dave Fabry, vice-presidente de audiologia e relações profissionais da Starkey.

Muitos aparelhos biomecânicos já auxiliam os humanos que possuem algum tipo de deficiência ou que por ventura perderam algum membro, por exemplo. Próteses são cada vez mais desenvolvidas afim de auxiliar esses “deficientes”. Imagine agora o futuro de tais próteses : serem controladas por um telefone ? Ou mesmo por você ? Quem sabe ! À cada dia que passa os desenvolvedores de softwares juntamente com profissionais das áreas da saúde desenvolvem meios para auxiliar essas pessoas, e os resultados são cada vez mais surpreendentes. 

Por exemplo, o i-Limb Ultra Revolution, produzido pela Touch Bionics, permite que pessoas selecionem padrões de ajuste e baixem novas funções para as mãos prostéticas usando um iPhone. Quanto mais você usar, mais inteligente fica a mão.

Contudo, todos devemos prever que tais tecnologias nem sempre são tão acessíveis à todos aquele que precisam de seus benefícios. O Halo, da Starkey, começa ao redor de US$ 2 mil por aparelho; o Linx, da GN ReSound, tem o preço inicial acima dos US$ 3 mil. Poucos seguros-saúde cobrem o custo de aparelhos para surdez; o sistema de saúde pública dos EUA não paga por eles. Porém, os novos usuários afirmam que o preço vale a pena. Imagine, se você por ventura perdesse por exemplo parte de sua visão. Como seria ficar um bom tempo sem enxergar os objetos,as pessoas nitidamente e ao adquirir uma nova tecnologia, voltar à enxergar ? Seria como voltar à viver não é mesmo ? Pois é o que essas pessoas sentem com seus “novos ouvidos”. 

Cada dia mais a ciência evolui e a sociedade pode ser muito beneficiada quando alguém faz um trabalho neste quesito. Apesar de haverem muitas críticas à tecnologia, ela pode ser muito útil em certas situações. 

Bom, e você ? Gostou ? Não esqueça de curtir,comentar e compartilhar ! 
Um grande abraço e até o próximo post ! 

Fontes : msn.com e The New York Times

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Post

Diretor divulga foto e revela imagem do Batmóvel e do Batman de Ben Affleck

Next Post

Empresa começa a vender moto voadora

Related Posts